Serviço lançado pode
ser acessado de qualquer dispositivo com internet para inutilização imediata
dos aplicativos do Banco e de cartões
PERNAMBUCO, Outubro
de 2024 – NOTA DE IMPRENSA
O Santander coloca à
disposição de seus clientes um recurso adicional de proteção para os casos em
que o celular é roubado, furtado ou simplesmente perdido. Um site que pode ser
acessado, de forma segura, a partir de qualquer dispositivo com internet e que
permite realizar o bloqueio imediato do acesso aos aplicativos do Banco. O
portal ainda permite bloquear cartões de débito e crédito, físico ou online,
que o cliente tenha perdido a posse por qualquer razão.
Batizado de “Bloqueio
Imediato”, o novo recurso de segurança do Santander pode ser utilizado por
todos os clientes da base de pessoas físicas do Banco e acessada em
www.santander.com.br/bloqueioimediato
A solução foi
desenvolvida pelo Santander no formato de site com o objetivo de ser o mais
simples e acessível para qualquer pessoa. Além de permitir conexão por qualquer
celular ou computador, o cliente faz o bloqueio do aplicativo do Banco ou dos
seus cartões sem que seja necessário pré-cadastros, de forma simples. Ao
conseguir um dispositivo com acesso à internet, o portal do Bloqueio Imediato
solicita apenas dois dados: o CPF e a senha de acesso ao aplicativo do banco,
informações que o cliente já tem memorizadas para o dia a dia.
Ainda é prevista uma
segunda etapa de reconhecimento da biometria facial, que dura poucos segundos.
“A gente avaliou que ter um segundo fator de autenticação, prioritariamente por
meio do reconhecimento da face, dá ao cliente uma segurança extra, uma vez que
somente ele pode bloquear o seu próprio celular ou cartões”, explica Leandro
Granja, executivo de Cyber Security e Antifraude do Santander.
“Após a autenticação,
basta o cliente informar o que deseja bloquear e a operação é realizada
instantaneamente, na mesma velocidade de um Pix”, completa o executivo. O
modelo desenvolvido pelo Banco ainda permite reverter a operação, desbloqueando
o aparelho caso seja recuperado pelo cliente.
O Bloqueio Imediato
do Santander incrementa o aparato de segurança e de medidas preventivas do
Banco tendo como ponto de partida a experiência do cliente. Assim, em 2023,
foram implantadas novas soluções como a Confirmação de Compras Suspeitas, em
que cliente recebe uma mensagem por WhatsApp, app e SMS para confirmação se foi
ele que realizou uma movimentação no cartão. A iniciativa reduz em 60% a
necessidade de contato com a central de atendimento e permite que, após uma
confirmação digital com autosserviço, o cliente siga sua experiência de compra.
Outra iniciativa que
será lançada nos próximos meses é a notificação em tempo real de transações
financeiras no app, como o Pix, que apresentem algum risco de golpe ou fraude.
O cliente será alertado quando detectado que está em uma ligação suspeita
durante a realização do Pix. Com isso, poderá interagir de forma online
informando se deseja ou não seguir com a transação. “O foco é seguir investindo
cada vez mais em conveniência e agilidade para os clientes, sempre suportadas
pela melhor segurança nas suas experiências digitais e físicas”, finaliza o
executivo do Santander.
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