sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE PAULISTA E GOVERNO DO ESTADO AVANÇA NOS TRÂMITES PARA CONSTRUÇÃO DE QUATRO NOVAS CRECHES

Prefeito Severino Ramos assina documento que atesta trabalho técnico realizado para início da obra

A parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado de Pernambuco para a construção de quatro novas creches no município segue avançando. Nesta segunda-feira (27), o prefeito Severino Ramos assinou o documento que atesta o trabalho realizado pela equipe de engenharia responsável pela obra, assegurando que em breve terá início o projeto que beneficiará centenas de famílias.

“Olha aí, meus amigos, estou tendo a satisfação agora de assinar esse documento que vai dar início à questão das creches e agradecer à governadora. Ela está cumprindo o que prometeu dias atrás, garantindo esse investimento tão importante para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

As creches serão construídas em locais estratégicos para ampliar o atendimento à população, com unidades nos bairros de Maranguape I, Maranguape II, Arthur Lundgren I e Paratibe, ao lado do Clube da Santista e do Novo Atacarejo na PE-15.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Sabino, ressaltou o impacto positivo da parceria. “Nós agradecemos muito a sua articulação, prefeito, junto à governadora Raquel Lyra, que está tornando esse sonho realidade em nossa cidade. Finalmente, estamos vivendo um boom na oferta de vagas para creches, permitindo que mães e pais tenham um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham”, destacou.

Com esse avanço, a gestão municipal reforça seu compromisso com a ampliação da educação infantil e a melhoria da qualidade de vida das famílias de Paulista.

Foto: Fabiano Alves

 

PREFEITURA DO PAULISTA REALIZA VISITA À FÁBRICA DA TURQUESA PARA IMPULSIONAR CRESCIMENTO ECONÔMICO

A visita teve como foco fortalecer a parceria entre a administração municipal e o setor industrial

Na manhã desta segunda-feira (29), a Prefeitura do Paulista realizou uma visita à fábrica da Turquesa, com o objetivo de conhecer a estrutura do espaço e discutir propostas para impulsionar o crescimento e melhorar o setor econômico do município. A visita teve como foco fortalecer a parceria entre a administração municipal e o setor industrial, além de criar oportunidades para o desenvolvimento econômico da cidade.

Na ocasião, o prefeito Severino Ramos esteve acompanhado pelos secretários Fabiano Santos (Governo e Gabinete), Agrailson de Ramos (sec. executivo de Gabinete), Raimundo Lopes (Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca); Amanda Rodrigues (Políticas e Direitos Humanos) e Danilo Santana (sec. executivo de Políticas Sociais).

Durante a recepção, o prefeito destacou a importância de estar perto dos empresários da cidade como parte de um trabalho constante de diálogo da atual gestão."Nosso compromisso é estar próximo dos empresários e da população para entender as necessidades da cidade e buscar soluções. No caso da geração de empregos, é essencial que a Prefeitura acompanhe as demandas do setor produtivo e facilite processos, como o licenciamento. Com essas melhorias, conseguimos criar mais oportunidades de trabalho e fortalecer a economia local", afirmou o prefeito.

A visita também contou com a participação do fundador da Turquesa Alimentos, Railson Benjamin e de Laís Benjamin, responsável pelo marketing da fábrica, que esteve à frente da apresentação da empresa e de sua história. Ela destacou a importância da presença do poder público na indústria local.

"Para nós, é muito significativo receber o prefeito e sua equipe. Essa gestão tem demonstrado disposição para trabalhar em parceria com os empresários de Paulista, sempre buscando um equilíbrio que beneficie a população. Poder apresentar nosso trabalho e fortalecer esse diálogo com a Prefeitura nos deixa otimistas, pois acreditamos que isso tornará os processos mais ágeis e eficientes, permitindo que continuemos contribuindo para o desenvolvimento do município", afirmou.

O secretário Raimundo Lopes reforçou a importância da interação direta entre a gestão municipal e as indústrias. "Este momento é fundamental para os quatro anos de gestão que temos pela frente. A Turquesa já tem sido uma grande geradora de empregos e está expandindo sua atuação na cidade. Esse é o exemplo que esperamos de outras indústrias, que possamos manter um diálogo constante e trabalharmos juntos para alavancar o progresso de Paulista", declarou o secretário.

A visita à Turquesa marca o início de um ciclo de aproximação entre a Prefeitura do Paulista e o setor produtivo, com a expectativa de que mais encontros como este fortaleçam a economia local e contribuam para a criação de novos postos de trabalho na cidade.

Foto: Fabiano Alves

 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

GESTÃO MUNICIPAL PROMOVE ATIVIDADE EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO BRAILLE

Evento será realizado no Centro Administrativo, em Maranguape I

A Gestão Municipal, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, por meio da Diretoria da Pessoa com Deficiência, promove na sexta-feira (31), a partir das 10h, uma roda de conversa com palestras e exposição de material Braille. O evento será realizado no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I.

O Dia Mundial do Braille tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância deste método de leitura e escrita e também como meio de comunicação fundamental e a plena realização dos direitos humanos das pessoas cegas e com baixa visão.

História Inspiradora: Louis Braille, que ficou cego na infância, usou sua criatividade e determinação na adolescência para adaptar métodos de comunicação noturna dos soldados franceses e criar o Sistema Braille. Este sistema brilhante é baseado em seis pontos em relevo, que podem ser combinados para formar 63 símbolos diferentes, incluindo letras, números, sinais de pontuação, acentos, símbolos matemáticos e notação musical.

Você sabia que o Sistema Braille permite a escrita e leitura em diversos idiomas? Uma verdadeira revolução na comunicação!

Descrição da imagem:

A imagem mostra uma mulher negra sentada, vestindo uma camisa rosa, segurando um grande livro branco. No topo da imagem, há o texto "Dia Mundial do Braille" e "04 de Janeiro". Abaixo, há uma representação do alfabeto em Braille, com letras de A a Z. No centro da imagem, está escrito "Braille Paulista" com letras em Braille logo abaixo. Esse post celebra o Dia Mundial do Braille, destacando a importância do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas e com baixa visão".

Foto: Divulgação

 

PAULISTA INTENSIFICA AÇÕES DA OPERAÇÃO INVERNO PARA MINIMIZAR IMPACTOS DAS CHUVAS

Entre os serviços estão poda de árvores, capinação e manutenção de canais, promovendo a desobstrução e limpeza urbana.

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está intensificando ações para diminuir os impactos das chuvas na cidade. Esta semana, o bairro de Jardim Paulista Baixo foi contemplado com o mutirão "Limpa Tudo", que abrangeu as ruas Trinta e Quarenta e Cinco. Nesta terça-feira (28), foram realizados nestas vias serviços de poda de árvores, capinação e manutenção de canais. As ações fazem parte da Operação Inverno, que visa garantir a desobstrução e limpeza das áreas urbanas, com o intuito de reduzir os riscos de alagamentos e promover mais segurança para a população.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leonardo Moura, a limpeza é apenas uma parte do trabalho. “Além da limpeza, estamos focados na conscientização ambiental da população. A educação sobre o descarte correto do lixo e o cuidado com os canais e rios da cidade são essenciais para evitar enchentes e outros problemas”, afirmou.

A superintendente de Limpeza Urbana, Elce Leônidas, também destacou a importância da educação ambiental. “O trabalho começa dentro de casa. Precisamos ensinar crianças e adultos sobre o impacto do descarte inadequado de lixo. Isso ajuda a evitar o transbordamento de canais e muitos outros transtornos”, ressaltou.

As ações da Operação Inverno vão continuar sendo realizadas em outros bairros de Paulista, conforme o cronograma estabelecido pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de garantir uma cidade mais preparada para a temporada de chuvas fortes.

Foto: Thales Martins

 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

EM PAULISTA, ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO TEM ÁREA DE EXTENSÃO EMBARGADA PELA JUSTIÇA

O espaço ainda recebeu vistoria da Defesa Civil da cidade que laudou o espaço como risco R2 e R3

Todavia em tramitação de pedido de tutela de urgência para tentativa de  levantamento do embargo o representante jurídico da academia manifesta que os profissionais do órgão municipal da Defesa Civil de Paulista fraudaram o parecer

Na tentativa de induzir a erro aos representantes do poder judiciário na análise de novas provas apresentadas sobre o processo de embargo judicial de uma área para extensão da academia de musculação, Maximize Fit, os proprietários e representantes jurídicos do empreendimento, manifestam que os profissionais da Defesa Civil de Paulista fraudaram um laudo de risco R2 e R3.

No espaço uma parede de sustentação foi demolida sem autorização da administração do local e escoras foram colocadas.

Atualmente o espaço está embargado após um parecer emitido por um perito judicial. Mesmo assim e descumprindo a lei, por ordem dos proprietários do empreendimento obras de instalações elétricas e hidráulicas continuaram a ser feitas. Ainda intervenções nas áreas críticas de estrutura teriam recebido intervenções de alvenaria e gesso para maquiagem do espaço e dessa matéria tirar fotos para dizer que a obra pode ser desembargada.

O empreendimento também foi alvo de denúncias, por colocar alunos sem formação profissional para dar aulas e instruções a clientes, ao  Conselho Regional de Educação Física, (CREF12/PE).

Outro agravante é o sobrepeso que o estabelecimento coloca na área de funcionamento não embargada o qual supera a capacidade apresenta no projeto arquitetônico declarado perante o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, (CBMPE), para obter o alvará de dito órgão.

Queixas de representantes de outros estabelecimentos comerciais, apontam que a academia realiza atividades e aulas de outras modalidades esportivas sem devido isolamento acústico, comprometendo o funcionamento de outros empreendimentos por causa do ruído e barulho excessivo.

Por fim a direção da academia proíbe que a administração do local adentre ao espaço para realizar uma vistoria e verificar com o auxílio dos bombeiros civis e equipes de manutenção irregularidades de instalações inadequadas na estrutura física do ambiente, o que pode trazer riscos as pessoas que trabalham em outros comércios do local e a população em geral.

Decisão em primeiro grau: file:///C:/Users/Jota/Pictures/decis%C3%A3o%201%20grau.pdf

Foto: Divulgação

Fonte: Armando Fuentes

 

SANTANDER CONECTA EMPREENDEDORES PERNAMBUCANOS PARA IMPULSIONAR NEGÓCIOS DURANTE O CARNAVAL

Evento ocorrerá nesta quinta-feira, a partir das 9h, com palestras de marketing digital e insights sobre desafios e oportunidades para os empreendedores do setor de bares, restaurantes e hotéis.

Interessados podem se inscrever gratuitamente para participar do encontro

PERNAMBUCO, janeiro de 2025 NOTA À IMPRENSA

O Santander, por meio do Programa Avançar, realizará nesta quinta-feira (30), às 9h, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, o encontro Desafios e Oportunidades para o Carnaval, voltado para empresários de restaurantes, bares, hotéis e empresas interessadas em se qualificar para os festejos carnavalescos. O objetivo é capacitá-los em estratégias de marketing digital e meios de pagamento, impulsionando os negócios durante um dos períodos mais movimentados do ano.

No encontro, Vitória Marine, especialista em marketing digital do Santander, apresentará boas práticas para atrair turistas e consumidores no ambiente virtual. O evento também terá a participação de Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco, que trará insights sobre os desafios e oportunidades para o setor durante o período do Carnaval.

A iniciativa faz parte do Programa Avançar, a solução não financeira do Santander que oferece gratuitamente cursos, mentorias, eventos, salas para reuniões e outros suportes necessários para apoiar os empreendedores na gestão e crescimento de seus negócios.

“O Carnaval gera oportunidades incríveis para este setor, mas, em contrapartida, o empreendedor precisa estar ciente dos desafios que vai enfrentar. Então, vamos aproveitar este bate-papo como um espaço de networking e troca de experiências para levar conhecimento e municiá-los com soluções que ajudem seus negócios multiplicarem nas próximas semanas e deixe um legado para o futuro”, destaca Gil Machado, head do Santander Empresas no Nordeste e uma das palestrantes do evento.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.programaavancar.com.br/eventos/carnavancar-prepare-o-seu-negocio-para-o-carnaval-recife.  As vagas são limitadas.

Foto: Divulgação

 

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

PAULISTA OFERECE TESTE QUE IDENTIFICA LÍNGUA PRESA EM CRIANÇAS E ADULTOS

Agendamento e atendimento acontecem de segunda a sexta-feira, no turno da manhã

A Prefeitura de Paulista disponibiliza, gratuitamente, o teste da linguinha, que identifica o freio curto na língua de crianças e adultos, responsável por impedir o desenvolvimento da fala, popularmente conhecido como ‘língua presa’. O serviço é ofertado no Centro Integrado Terapêutico Reabilitação, em Pau Amarelo, localizado no Casarão, na Rua Tchecoslovaquia, n° 155, de segunda a sexta-feira, pela manhã, com agendamento na recepção.

Para o atendimento com a fonoaudióloga responsável pelo teste, adultos e crianças precisam possuir um encaminhamento, que pode vir de um clínico geral, dentista, enfermeiro ou, ainda, da escola da criança. 

A omissão do teste da linguinha em bebês pode causar problemas no desenvolvimento infantil, afetando o peso, a altura ou a amamentação, que leva à fadiga materna e má nutrição do bebê. As consequências dessa condição podem se estender até a vida adulta, sendo recomendado que o indivíduo busque tratamento o quanto antes. 

A fonoaudióloga responsável, Glaurea Nunes, explicou que: “Caso na nossa avaliação seja confirmado o freio curto, iremos encaminhar o paciente para a Secretaria de Saúde, que, por sua vez, será encaminhado para a Policlínica Hélio Inácio, onde realizará o procedimento necessário com o dentista bucomaxilo”, esclareceu. 

Na ocasião, o gerente do espaço, Helinton Silva, falou dos demais atendimentos realizados e do funcionamento do Centro Integrado. “Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Temos fisioterapia para adultos, terapia ocupacional e fonoaudiólogo. Estamos trabalhando em ampliar nosso serviço para termos também audiólogo e, assim, podermos atender, inclusive, mais crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, explicou Silva.

Fotos: Cecília Souza

 

GESTÃO MUNICIPAL E GOVERNO DO ESTADO FIRMAM PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS CRECHES EM PAULISTA

O secretário municipal de Educação, Gilberto Sabino, acompanhado de uma equipe técnica, visitou os terrenos onde as unidades serão construídas.

Uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado de Pernambuco garantirá a construção de quatro novas creches na cidade. Nesta segunda-feira (27), o secretário municipal de Educação, Gilberto Sabino, junto com uma equipe técnica, visitou os terrenos onde as unidades serão construídas, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Severino Ramos com a educação no município.

As novas creches serão instaladas em pontos estratégicos para atender melhor a população. Uma será construída ao lado do Clube da Santista, no bairro de Paratibe, outra ficará ao lado do Novo Atacarejo na PE-15, em Arthur Lundgren I; e as outras duas serão nos bairros de Maranguape I e Maranguape II.

Durante a visita, o secretário Gilberto Sabino destacou a importância da construção dessas creches para as famílias do município, especialmente para as mães que precisam de um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham. “Essa ação é fruto do trabalho conjunto entre o prefeito Severino Ramos e a governadora Raquel Lyra, e busca ampliar o acesso à educação infantil e melhorar a qualidade de vida da população do Paulista", afirmou o secretário.

O prefeito Severino Ramos destacou o impacto positivo da parceria para o município, ressaltando a prioridade de sua gestão em investir na educação infantil. “Essas novas creches representam não apenas um avanço na infraestrutura educacional de Paulista, mas também um compromisso com o futuro das nossas crianças e o bem-estar das famílias. Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para transformar a realidade do nosso povo e garantir oportunidades desde os primeiros anos de vida”, concluiu o gestor.

Foto: Divulgação

 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

PREFEITURA DO PAULISTA PROMOVE EVENTO ALUSIVO AO DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS E TRAVESTIS

Atividade acontece no Centro Administrativo na quarta-feira (29)

A Prefeitura Municipal do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Políticas Públicas LGBTQIAPN+, realiza evento em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travestis, com o tema Paulista pelo Respeito e Inclusão, a ser realizado no dia 29 de janeiro, a partir das 14h, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I.

A iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso com os direitos e a inclusão social da população trans e travesti. Durante o evento, a comunidade LGBTQIAPN+ terá acesso a diversos serviços, incluindo: cadastro e atualização do CadÚnico, assessoria jurídica, orientações sobre a requalificação civil de pessoas trans e travestis, cadastramento da população LGBTQIAPN+ e atividades de beleza, em parceria com o Instituto Embelleze.

A comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travestis foi instituída em 2004, destacando-se como um marco na luta pelos direitos e o reconhecimento da dignidade desta comunidade. A data remete a uma manifestação, organizada por ativistas transgênero, no Congresso Nacional, promovendo a campanha “Travestis e Respeito” em parceria com o Programa Nacional de IST e Aids, do Ministério da Saúde. Esta campanha foi crucial para defenderem o respeito à identidade de gênero e políticas públicas inclusivas.

A Diretoria de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ reforça que o evento não se limita à prestação de serviços, mas visa promover a visibilidade positiva e o protagonismo de pessoas trans e travestis.

Para mais informações, entrar em contato com a Superintendência de Direitos Humanos ou pelo e-mail lgbt.social.paulista@gmail.com.

Serviço:

O que: Evento em Alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travestis

Quando: 29 de janeiro de 2025, às 14h

Onde: Centro Administrativo, Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I

#ParaCegoVer | A imagem é um convite para um evento de visibilidade trans e travestis, destacando a data, horário e local do evento. Com fundo branco e bordas decoradas com ilustrações de flores nas cores azul, rosa e branco. No topo, em letras azuis, lê-se "DIA NACIONAL". Abaixo, em letras grandes e coloridas, está escrito "VISIBILIDADE TRANS & TRAVESTIS", com "TRANS" em azul e "& TRAVESTIS" em rosa.

No lado direito, há o texto "Paulista pelo Respeito e Inclusão", com "Paulista" em azul claro, "pelo" em preto, e "Respeito e Inclusão" em rosa. No centro da imagem, em letras grandes e azuis, está à data "29 DE JANEIRO" e logo abaixo, em rosa, "A PARTIR DAS 14H".

Mais abaixo, em letras azuis, está escrito "CENTRO ADMINISTRATIVO" e em rosa "MARANGUAPE 1 PRÓX. AO ANTIGO CAMPO DE AVIAÇÃO". Na parte inferior da imagem, há quatro logotipos, respectivamente: Prefeitura Municipal do Paulista, Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Superintendência de Direitos Humanos, e Diretoria de Políticas Públicas LGBTQIAPN+.

Foto: Divulgação

 

domingo, 26 de janeiro de 2025

LULA REDUZ TAXAÇÃO PARA BARATEAR ALIMENTOS

Após a reunião com Lula, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta sexta-feira (24) que o Ministério da Fazenda vai estudar "alternativas" para reduzir as taxas de intermediação praticadas por cartões de vale alimentação no Brasil. "Queremos que valor de benefícios chegue integralmente ao trabalhador. O custo de intermediação de benefícios está alto", acrescentou.

Além disso, o ministro afirmou que o governo avalia alterar a alíquota de importação de alimentos cujo valor for menor no mercado internacional em comparação com o mercado interno. "Se os preços no exterior estiverem mais baixos do que no mercado nacional, poderá haver redução de alíquota de importação", explicou Costa. Segundo o ministro, a medida traria os preços dos alimentos a patamares menores.

Costa anunciou ainda que o governo vai concentrar medidas de estímulo ao incremento da agricultura do país, em alimentos que fazem parte da cesta básica brasileira. Segundo ele, este será o "carro-chefe" da gestão petista para tentar diminuir os preços de alimentos a longo prazo.

Fonte: VALOR INVESTE

Foto: Divulgação / internet

 

PREFEITURA DO PAULISTA ANUNCIA PARCERIA COM GOVERNO DE PERNAMBUCO PARA CONSTRUÇÃO DE 798 MORADIAS NA MIRUEIRA

Plano de atividades foi apresentado pela Secretaria de Habitação do município

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Habitação de Paulista apresentou o planejamento de atividades para 2025, com foco na ampliação do acesso à moradia digna no município. Durante o evento, o prefeito Severino Ramos assinou um termo de anuência que viabiliza a construção de 798 unidades habitacionais no bairro da Mirueira em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

Estiveram presentes o vice-prefeito Felipe Andrade,  o Secretário de Habitação, Rodrigo Ferreira, a assessora especial de Habitação, Virgínia Kelle e o vereador Dr. Vinicius. Todos reforçaram o compromisso da gestão municipal em reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida dos paulistenses.

“Esse é mais um avanço significativo na nossa luta por moradia digna para quem mais precisa. Sabemos que ter um lar é um direito fundamental, e estamos trabalhando para que cada vez mais famílias realizem esse sonho”, destacou o vereador Dr. Vinicius.

Rodrigo Ferreira ressaltou a importância do planejamento habitacional e da parceria com o Governo do Estado para concretizar projetos como o da Mirueira. “Estamos comprometidos em oferecer condições dignas de moradia e em fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou o secretário.

O projeto das moradias na Mirueira é um dos pilares das ações planejadas pela Secretaria de Habitação para este ano. Além disso, a gestão pretende dar continuidade à projetos do Programa Minha Casa Minha Vida e à execução de projetos das melhorias de moradias precárias. Tudo isso para promover inclusão social.

A Prefeitura de Paulista reafirma o compromisso de transformar vidas por meio de políticas públicas inclusivas e parcerias estratégicas. “Seguimos firmes na missão de construir uma Paulista mais justa e igualitária”, completou o prefeito Severino Ramos.

Foto: Divulgação

 

BOXE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PAULISTA ABRE AS PORTAS PARA A 22ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO ESTADUAL

BOXE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PAULISTA ABRE AS PORTAS PARA A 22ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO ESTADUAL 

Evento Acontece no Clube Municipal do Nobre

Em um evento inédito na cidade de Paulista, o Clube Municipal do Nobre foi palco, na noite desta sexta-feira (24), do primeiro dia do 22º Campeonato Pernambucano de Boxe. A abertura da competição contou com a presença do prefeito Severino Ramos, do vice-prefeito Felipe Andrade, e do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, José Ronaldo, reafirmando o compromisso da gestão com o incentivo ao esporte e à juventude local.

Durante a abertura, o presidente da Federação de Boxe do Estado de Pernambuco (FBEP), Robson Oliveira, destacou a importância do campeonato como uma oportunidade para revelar novos talentos e impulsionar o esporte. “O 22º Campeonato Pernambucano de Boxe agrega atletas do nosso estado, filiados à federação, que buscam uma vaga no campeonato brasileiro de boxe. Temos ainda uma equipe convidada de Sergipe, que veio enriquecer ainda mais nosso evento. São cerca de 50 lutas programadas até domingo, e nosso objetivo é promover a inclusão e valorizar o trabalho dos técnicos e atletas”, afirmou Robson.

O prefeito Ramos ressaltou o orgulho de Paulista em receber um evento dessa magnitude. “Esse é um momento histórico para nossa cidade. O campeonato não só coloca Paulista no mapa do boxe estadual, como também fortalece nossa visão de que o esporte é um instrumento poderoso de transformação social. Estamos felizes em acolher atletas de todo o estado e até de fora, como os competidores de Sergipe”, disse o prefeito.

Já o secretário José Ronaldo enfatizou o impacto do evento para a juventude local. “Trazer o campeonato para Paulista não é apenas uma conquista esportiva, mas também cultural e social. Nossa gestão busca promover atividades que inspirem nossos jovens, e o boxe é uma modalidade que ensina disciplina, superação e valores que vão além do ringue”, declarou.

A programação do campeonato segue até domingo (26), com lutas previstas para começar às 18h hoje (25) e às 15h no último dia de competição. Os ingressos podem ser adquiridos no local por R$30 por dia, com a opção de pagar R$40 para os dois dias restantes. Robson Oliveira ainda reforçou que ninguém será impedido de assistir por falta de condições financeiras. “Quem quiser prestigiar o evento e não puder pagar, será muito bem-vindo. Nosso objetivo é enaltecer o trabalho dos técnicos e atletas, com o maior público possível”.

Além de movimentar o cenário esportivo, o evento também está aquecendo a economia local, com a presença de visitantes e atletas de várias regiões do estado. Paulista, agora oficialmente no mapa do boxe pernambucano, reafirma sua vocação para receber grandes eventos e fomentar a inclusão esportiva.

Os interessados em acompanhar o evento podem obter mais informações pelo telefone (81) 9 9248-1166 ou através do Instagram oficial da Federação de Boxe do Estado de Pernambuco (@fbep_oficial).

Os ingressos estão à venda por R$30 por dia, mas há a opção promocional para os dois dias restantes do campeonato por R$40. A organização também reforça que, para aqueles que não puderem pagar, o acesso será garantido, reafirmando o compromisso de inclusão do evento.

Foto: Fabiano Alves

 

sábado, 25 de janeiro de 2025

EM PAULISTA, PARCERIA COM A PREFEITURA PROMOVE CURSO DE MÁQUINAS PESADAS

Inscrições nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro

A Prefeitura do Paulista, em parceria com a Quality Cursos, oferece um programa de qualificação profissional em operador de máquinas pesadas para homens e mulheres. As inscrições são nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, com aulas e apostilas gratuitas. Para participar, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (81) 9 8562-3656.

O curso de máquinas pesadas abrange a operação de: empilhadeira, motoniveladora, trator agrícola, pá carregadeira, retroescavadeira e escavadeira hidráulica. Ao fim do curso, o aluno ainda terá direito a certificado e carteira de operador.

Foto: Divulgação

 

SUSPENSÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA MUNICIPAL DO PAULISTA

NOTA OFICIAL

A Câmara Municipal do Paulista informa à população que, por determinação da Procuradoria, o concurso público previsto para ser realizado amanhã, dia 25 de janeiro de 2025, foi oficialmente suspenso.

A empresa contratada para a execução do certame já foi devidamente notificada através dos meios legais e está ciente da suspensão.

Destacamos que a Câmara Municipal está empenhada em apurar com rigor os fatos que levaram a suspensão do referido concurso. Todas as informações serão investigadas de maneira criteriosa, e os resultados da apuração serão divulgados à população com total transparência, reafirmando o compromisso desta instituição com os princípios da legalidade, ética e respeito ao interesse público.

Reiteramos que a Câmara Municipal seguirá todos os trâmites legais necessários para garantir que o concurso público seja realizado em tempo hábil, com o objetivo de atender às necessidades do município e de sua população.

Agradecemos pela compreensão e reforçamos o compromisso de manter a população informada sobre os próximos passos.

Câmara Municipal do Paulista

Paulista-PE, 24 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação

 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

FAROL SANTANDER SÃO PAULO ABRE EXPOSIÇÃO DO PERNAMBUCANO CÍCERO DIAS COM DESTAQUE PARA OBRAS INÉDITAS NO BRASIL

A mostra “Cícero Dias – com açúcar, com afeto” traz peças de coleções particulares e acervos institucionais prestigiados celebrando a trajetória do artista pernambucano;

Em evidência está a obra Cabaré (1920), exibida no Brasil pela primeira vez;

A exposição, apresentada pelo Ministério da Cultura, Santander Brasil e Emdia, enfatiza a produção lírica de Cícero Dias.

PERNAMBUCO, janeiro de 2025 O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura no dia 24 de janeiro (sexta-feira), a exposição Cícero Dias - com açúcar, com afeto. Com 42 obras, a mostra, que tem curadoria de Denise Mattar, produção de MG Produções e consultoria de Sylvia Dias (filha do artista), será a primeira de 2025 e faz parte da programação comemorativa pelos sete anos do Farol Santander São Paulo. O público poderá visitar a exposição que ocupa toda a galeria do 22º andar, até 27 de abril (domingo).

“O Farol Santander tem orgulho em apresentar ao público a obra de Cícero Dias, artista emblemático do modernismo brasileiro, cujo trabalho transcende fronteiras e dialoga com as vanguardas internacionais. Sua arte, marcada por uma paleta de cores vibrante, reflete as paisagens e a cultura nordestina, evocando a essência lírica do Estado de Pernambuco”, comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.

A exposição sustenta como proposta realçar a trajetória do artista, contextualizando sua história e evidenciando sua profunda relação às origens pernambucanas. Embora tenha vivido a maior parte de sua vida em Paris, onde foi amigo de Pablo Picasso, Paul Éluard, Alexander Calder entre outros, Cícero Dias nunca deixou de fato o Engenho Jundiá, onde nasceu.

O percurso circular da mostra apresenta as aquarelas oníricas da década de 1920. Exibe também as pinturas memorialistas dos anos 1930, atravessa o surrealismo dos anos 1940, aponta a abstração da década de 1950, e traz sua produção dos anos 1960 a 1990, quando ele retorna à figuração, incorporando toques nostálgicos dos anos 1930, acentos surrealistas da década de 1920 e as conquistas estruturais da abstração.

“Lírico, agressivo, caótico, sensual, poético e emocionante, o trabalho de Cícero Dias, no final dos anos 1920, era muito diverso de tudo o que se produzia na época. Ele sacudiu os nossos incipientes modernistas, estonteados pela força, a estranheza e a espontaneidade de sua obra”, diz Denise Mattar curadora da mostra.

Um dos destaques da exposição é a obra inédita Cabaré, déc.1920, uma aquarela sobre papel com dimensões de 49,5 x 29,5 cm. Este trabalho foi adquirido por um colecionador francês nos anos 1930, após uma exposição de Cícero Dias em Paris, permanecendo na Europa desde então. Recentemente, a obra foi adquirida pelos colecionadores brasileiros que a cederam para esta mostra.

Outro significativo trabalho de Cícero Dias exibido nesta exposição é a tela aquarelada Casa grande do Engenho Noruega (1933). Esta obra é uma das principais da carreira do artista e ilustrou a capa de diversas edições do livro Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, um marco na literatura brasileira.

O ambiente também contará com duas obras táteis, com recurso de acessibilidade, incluindo Baile no Campo (1937), da Coleção Santander Brasil, e Sem Título (s.d.), da Coleção Marcos Ribeiro Simon, São Paulo, SP.

Entre as telas que integram o espaço, há peças provenientes de algumas das principais instituições, como o Santander Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (SP), o Instituto São Fernando (RJ), além de colecionadores particulares, como Gilberto Chateaubriand (RJ), Waldir Simões de Assis (PR), Marta e Paulo Kuczynski (SP), Leonel Kaz (RJ), Marcos Simon (SP), entre outros.

A exposição

A curadoria e a expografia organizaram a exposição em núcleos, mantendo a circularidade e criando assim uma leitura que não é estanque, mas simultânea e entrecruzada. A mostra não se apresenta como uma retrospectiva, mas sim como um recorte que evoca o aspecto doce e afetuoso do trabalho do menino de engenho.

“Sonhos”: Em 1928, Cícero Dias, com apenas 21 anos, realizou uma exposição de aquarelas na Policlínica, no Rio de Janeiro, que atraiu a atenção de toda a intelectualidade carioca. O artista apresentou um trabalho que rompia com as correntes estéticas da época, sem seguir os estilos cubista, impressionista ou expressionista.

O núcleo reúne nove obras produzidas entre 1925 e 1933. Dentre as peças, destacam-se as aquarelas Bagunça, 1928 (coleção particular), Jogos, 1928 (acervo Museu de Arte Brasileira – MAB/FAAP) e Cabaré, tela inédita, 1920 (coleção particular).

Também como destaque deste conjunto há o Retrato de Manuel Bandeira, s.d. (coleção Gilberto Chateaubriand, MAM Rio), que carrega uma curiosidade importante: Cícero Dias e o poeta Manuel Bandeira foram grandes amigos. Em um de seus escritos, Bandeira fez uma homenagem ao artista, evidenciando a relação próxima entre ambos e a admiração mútua que existia entre eles.

O Rio não deve ter esquecido aquele estranho rapaz que um dia expôs na sala térrea do derrubado edifício da Policlínica, à Av. Rio Branco, uma abracadante coleção de aquarelas diante das quais o visitante incauto era desde logo tomado por uma impressão de atropelamento (...). Manuel Bandeira

“Recordações”:

Esta ala engloba os anos entre 1930 e 1939, quando a produção de Cícero Dias torna-se mais lírica, centrada nas suas lembranças de infância no Engenho Jundiá. A transição da aquarela para o óleo altera a dinâmica de sua produção, tornando-a mais narrativa, estática e construída. Durante esse período, ele também cria um contraponto às suas memórias rurais, retratando as recordações urbanas de sua juventude no Recife, com suas casas coloniais à beira-mar, sobrados, interiores e jardins com casais românticos.

Composto por 16 obras, em sua maioria óleos, são exibidas as aquarelas Os Senhores das Terras, 1920 (Coleção Tuiuiú, Rio de Janeiro, RJ), Freiras e Meninas, 1920 (Coleção particular, Rio de Janeiro, RJ), além da famosa litografia aquarelada que ilustrou a primeira versão de Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, com quem Cícero Dias mantinha uma grande amizade.

Dentre as obras de destaque, estão os óleos Canavial, 1927 (Coleção particular, Curitiba, PR), Baile no Campo, 1937 (Coleção Santander Brasil) e Casal com Criança, 1930 (Acervo Museu de Arte Brasileira da FAAP).

“Cronologia”:

Seguindo para o espaço da "Cronologia", destaca-se a mudança de Cícero Dias para Paris, em 1937, motivada pela perseguição política na Era Vargas. Em Paris, sua arte surrealista ganhou destaque e sucesso imediato a partir da exposição na Galerie Jeanne Castel.

Esse momento será apresentado por uma cronologia dinâmica, exibida digitalmente, com fotos extraordinárias do artista ao lado de personalidades como Picasso, Max Bill, Paul Éluard, Di Cavalcanti, entre outros.

“Novos Caminhos”:

O núcleo aponta o momento em que Cícero Dias segue para Lisboa. De lá, ele deveria partir para o Brasil, mas decide casar-se com sua então companheira Raymonde e permanecer em Portugal. Durante essa fase, sua obra passa por uma transformação radical, com o uso de desenhos simplificados, pinceladas brutas, cores inusitadas e intensas.

Em 1948, Cícero Dias executa no Brasil uma série de pinturas murais abstratas, consideradas as primeiras da América Latina, realizadas na sede da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, no Recife. Essa produção abstrata foi acolhida com entusiasmo na Europa, e o artista passou a integrar o Grupo Espace, expondo na importante galeria francesa Denise René.

Este período da exposição, conta com cinco obras: Mulher na praia, c. 1944 (Coleção Gilberto Chateaubriand MAM Rio), Pássaro, 1940 (Coleção particular), obra inédita que pertenceu a Gilberto Freyre, Sem título, déc. 1940 (Coleção particular), Musicalidade, 1949 (Coleção particular) e Abstrato, 1964 (Coleção Marcos Simon).

“Reminiscências”:

“Reminiscências” retrata o final dos anos 1950, quando Cícero Dias retomou a figuração, voltando às suas origens e resgatando o imaginário lírico de sua terra natal. Incorporando suas descobertas ao longo da vida, trouxe de volta a delicadeza das mulheres sonhadoras dos anos 1920, mantendo os traços largos e a audácia colorística dos anos anteriores. Suas novas obras foram sustentadas pela estrutura geométrica de sua abstração. Essa fase seguiria até o final de sua vida, com um tom mais suave e doce.

O núcleo reúne 11 obras produzidas entre os anos 1950 e 1980. O conjunto reúne obras bastante significativas dentro desse momento, como: Nostalgia, 1950 (Coleção Instituto São Fernando, Vassouras, RJ), Caminho da vida, 1950 (Coleção Leonel Kaz, Rio de Janeiro, RJ), Vaso de Flor, Figuras e Casario, 1960, (Coleção Ivani e Jorge Yunes, São Paulo, SP), Sem título, s.d. (Coleção Marcos Ribeiro Simon, São Paulo, SP), Canoeiro, 1980. (Coleção particular, Curitiba, PR).

Cícero Dias

Nascido em 1907, no Engenho Jundiá, Pernambuco, Cícero Dias ingressou nos cursos de Arquitetura e Belas Artes no Rio de Janeiro, mas não os concluiu. Em 1937, mudou-se para Paris, onde viveu até o fim da vida, integrando-se plenamente à vanguarda artística europeia. Apesar da distância, o Brasil permaneceu presente em sua obra, assim como ele nunca foi esquecido por seu país natal.

Em 1938, durante sua primeira exposição em Paris, o crítico francês André Salmon descreveu Cícero Dias como um "selvagem esplendidamente civilizado", uma definição que acompanhou toda a carreira do artista, de sua estreia em 1928 até seu falecimento em 2003. Com uma trajetória longa e prolífica, Cícero Dias manteve uma fidelidade rara a si mesmo, sempre ousando criar livremente, sem temer críticas.

Sobre Denise Mattar

Foi diretora do Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente realizou mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, Samson Flexor (Prêmio APCA), Yutaka Toyota (Prêmio APCA), entre outras. E mostras temáticas como: Traço, Humor e Cia, O Olhar Modernista de JK, O Preço da Sedução, O Brasil, Homo Ludens, Nippon, Brasília - Síntese das Artes, Tékhne, Memórias Reveladas, (Prêmio ABCA) e Prêmio Governador do Estado pela exposição um presente para Ciccillo, FAMA, Itu.

Sobre o Farol Santander São Paulo - @farolsantander

Desde sua inauguração em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo - centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia - já recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes e chega a sua 58ª exposição, sempre nos eixos temáticos e imersivos, especialmente pensados para o público. Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, o Farol Santander tem atrações que ocupam 18 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar. No Mirante do 26, o visitante poderá apreciar deliciosos cafés por Mag Café, enquanto admira uma das vistas mais famosas de São Paulo.

Entre os andares 25º e 26º, arte e natureza se encontram em uma instalação encantadora. Assinada por Vic Meirelles, o espaço traz uma homenagem ao Verão. Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais.

Do 6º ao 2º andar, nos Espaços Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento de uma instituição bancária na primeira metade do século XX. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo.

A recém-inaugurada galeria Memória do 6 (sexto andar) foi projetada em diferentes núcleos. São pinturas, fotografias, mapas, desenhos, gravuras, mobiliários bancários, moedas e instalações artísticas. Além disso, foram construídas três salas de reunião para eventos e atividades diversas, ampliando ainda mais a oferta do Farol Santander como um ponto de encontro para arte, negócios e cultura. A sala Sabiá-Laranjeira, localizada no 6º andar, tem entrada exclusiva e comporta até 22 pessoas sentadas, já a sala Beija-flor, também no mesmo andar, tem entrada pela galeria de arte e comporta 10 pessoas. Por fim, a sala Bem-te-vi, também localizada no 6º andar, com entrada independente, pode receber até 12 pessoas sentadas.

No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.

Outro espaço conectado à gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.

Mais um diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate fica localizada no 21º andar do edifício e pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria, além de oferecer agendamento de aulas.

Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25, é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de eventos, de casamentos a comemorações, passando por locação de filmes e novelas. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.

Santander Brasil e Cultura

O Santander Brasil acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a oferta da cultura para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música, patrocinando grandes shows internacionais.

Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.

Sobre a Emdia

A Emdia é uma empresa do Santander Brasil que oferece serviços de recuperação de crédito, relacionamento, atendimento ao cliente, retenção, fidelização e BPO (Business Process Outsourcing) utilizando o que há de melhor em atendimento humanizado, inteligência e tecnologia. Como intermediadora da relação entre credores e consumidores, o papel da Emdia é conciliar a recuperação do crédito e facilitar a reorganização financeira das famílias que buscam quitar suas dívidas. O portal Emdia possui mais de oito milhões de cadastros para renegociação de débitos.

Serviço: Cícero Dias - com açúcar, com afeto

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 45,00 (R$ 22,50, meia-entrada)

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre

Foto: Divulgação

 

PAULISTA RECEBE 22ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE BOXE

Evento acontece no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no Nobre

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, Paulista será palco da 22ª edição do Campeonato Pernambucano de Boxe. Realizado no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no Nobre, o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude de Paulista, marca a estreia do município como sede dessa importante competição estadual.

Com lutas que prometem agitar o público, o campeonato funciona como seletiva para o torneio nacional da categoria. Atletas de diversas cidades pernambucanas se enfrentarão em busca da classificação, destacando o município como um centro de incentivo ao esporte e à formação de novos talentos.

Segundo o secretário José Ronaldo, a realização do campeonato no município reforça o compromisso da gestão com o fomento ao esporte. “Trazer um evento desse porte para Paulista é um marco para a cidade. É uma oportunidade de mostrar nossa estrutura e, ao mesmo tempo, incentivar a prática esportiva entre os jovens”, destacou.

Além de impulsionar o esporte, a competição movimentará o turismo local, atraindo visitantes e aquecendo a economia do município. As lutas começam às 18h nos dias 24 e 25, e a grande final será no dia 26, às 15h.

A realização do evento é uma parceria entre a Federação de Boxe do Estado de Pernambuco (FBEP), Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE) e conta com o apoio da Prefeitura do Paulista.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do número de WhatsApp (81) 99248-1166 ou pelo perfil no instagram da FBEP, o @fbep_oficial.

Foto: Divulgação

 

GESTÃO DE SEVERINO RAMOS SEGUE REQUALIFICANDO ESCOLAS MUNICIPAIS

Objetivo é assegurar melhores condições de aprendizado e proporcionar um ambiente adequado para os profissionais da educação

Com poucos dias à frente da Prefeitura de Paulista, o prefeito Severino Ramos já demonstra compromisso com a educação. Determinado a enfrentar os desafios da rede pública de ensino, o gestor segue promovendo uma série de obras de requalificação estrutural nas escolas municipais. O objetivo é assegurar melhores condições de aprendizado para os estudantes e proporcionar um ambiente adequado para o trabalho dos profissionais da educação, preparando as unidades escolares para receber os novos alunos no próximo ano letivo.

“Nosso objetivo é assegurar que todas as escolas estejam prontas para o início do ano letivo, reforçando o papel da educação como prioridade da nossa gestão”, destacou o prefeito.

Entre as ações realizadas e em andamento, estão a substituição da tubulação da cozinha na Escola Municipal Marcílio Dias, onde a limpeza da caixa d’água também foi concluída. A Escola Municipal Maria Leopoldina passou por serviços de capinação, enquanto os aparelhos de ar-condicionado da Escola Municipal São Bento foram limpos e revisados. Na Escola Municipal Paulo Freire, as salas estão recebendo retoques de pintura, e a Escola Municipal Rubenita também foi beneficiada com a capinação. Já na Escola Municipal Gelda Amorim, o muro e o beco foram revitalizados com nova pintura.

Foto: Divulgação

 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

OPERAÇÃO INVERNO REALIZA DESOBSTRUÇÃO DE CANAL NO BAIRRO DE MARANGUAPE II, EM PAULISTA

Ação tem objetivo de minimizar transtornos causados pelo período chuvoso

A Prefeitura de Paulista segue com a Operação Inverno, um conjunto de ações voltadas para minimizar os impactos causados pelas chuvas na cidade. Nesta terça-feira (21), o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leonardo Moura, esteve no bairro de Maranguape II para acompanhar de perto os trabalhos realizados pela equipe.

Durante a vistoria, o secretário destacou a importância das ações preventivas. “Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelos moradores, mas nossas equipes estão a todo vapor. O objetivo é atingir todos os bairros da cidade, reduzindo os transtornos causados pelas chuvas e garantindo maior segurança para a população”, afirmou.

A Operação Inverno inclui serviços como desobstrução de canais, limpeza de galerias, recolhimento de entulhos e manutenção de vias públicas. Em Maranguape II, os esforços se concentraram na remoção de resíduos acumulados que comprometiam o escoamento da água e na identificação de áreas críticas que demandam intervenções emergenciais. De acordo com o secretário, as ações serão realizadas em toda a cidade, priorizando as localidades mais vulneráveis.

Foto: Divulgação