Os dados são do Prospera Santander Microfinanças,
o programa de microcrédito do Banco. Somando os números dos dez setores maiores
tomadores de crédito, o de costura e vestuário representa 25,3% deste total,
enquanto cosméticos possui 13,2% e restaurantes, 10,6%. As mulheres são as que
mais procuram essa modalidade de crédito, alcançando, em média, 66% do total
dos clientes na região.
Além de ser uma linha mais barata e de fácil
acesso, que ajuda os empreendedores na compra de mercadorias, matéria-prima e,
até mesmo, investir na estrutura ou expansão do próprio negócio, os
empreendedores contam com atendimento de especialistas para dar um suporte na
gestão empresarial e identificação de oportunidades.
“O Prospera tem como um de seus principais papéis
ser um agente transformador com impacto nas comunidades pelo Brasil. Ajudar a
impulsionar o empreendedorismo é a nossa vocação. No período das festas do São
João, temos a oportunidade de apoiar e fortalecer ainda mais o vínculo com os
nossos clientes disponibilizando uma oferta de valor financeira completa que
vai além do microcrédito”, afirma Fernando da Hora, CEO do Santander Prospera
Microfinanças.
PROSPERA
O Prospera Santander Microfinanças, direcionado a
microempreendedores, chegou a R$ 3,3 bilhões em janeiro de 2025 (crescimento de
9% frente ao mesmo período de 2024) em carteira em todo o país. O projeto, com
aproximadamente 1,4 mil especialistas dedicados ao empreendedor em todo o
Brasil, faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de
oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste e Norte. Atualmente, são
mais de 1,15 milhão de clientes, crescimento de 3% frente ao mesmo período do
ano passado.
O programa de microcrédito do Banco já atendeu
mais de 2,9 milhões de empreendedores, com valores que vão além de R$ 28
bilhões, em 1,7 municípios do Brasil, desde o lançamento, em 2002. Desenhado no
modelo de aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em
pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.
Foto: Divulgação
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