terça-feira, 20 de novembro de 2018

O BRASIL DE TODAS AS CORES, AINDA NÃO ASSUMIU A SUA COR

     Foto Agencia


Hoje é dia da consciência negra e Pernambuco como ainda outros estados não aderiu ao feriado. A criação desta data começou em Porto Alegre, idealizada por quatro universitários, Oliveira Silveira, Vilmar Nunes, Ilmo da Silva e Antônio Carlos Côrtes, que formaram um grupo de 12 negros e se reuniriam no Clube Náutico Marcílio, justamente um dos Clubes que nas décadas de 40 e 50 não aceitava a presença de negros em suas salas. A data marcava a morte de Zumbi dos Palmares, líder da maior resistência da historia do Brasil, que aconteceu em Alagas e que foi assassinado em uma emboscada no ano de 1695, teve sua cabeça exibida na Praça 13 de Maio na área central do Recife.
Durante muitos anos a data foi comemorada em 13 de Maio, depois de pesquisas realizadas pelo grupo sobre o quilombo dos Palmares houve a troca para 20 de Novembro. Mas isso não foi simples, o ano era 1971, época de chumba da ditadura o AI5 havia endurecido ainda mais o regime e quando uma nota foi publicada com o titulo “Zumbi – A homenagem dos negros do teatro” anunciando a nova data isso foi confundido com uma organização armada da época chamada VAR-Palmares.  O levou a policia Federal a intimidar Oliveira Silveira e Antônio Carlos Côrtes só sendo liberados depois de convencerem de que não era um movimento “subversivo”.
 O Brasil tem uma divida racial muito grande, mas a falta de uniformidade em relação à data 20 de Novembro é imperdoável, pois deveria ser levando em consideração, que o quilombo dos Palmares é uma parte importantíssima da historia do Brasil. No país que tem tantos feriados, muitos deles questionáveis, o dia 20 de Novembro tem que ser feriado nacional é o mínimo a ser feito pela historia de um povo tão sofrido e desprivilegiado na historia deste país.

Por: Jota santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário