terça-feira, 27 de novembro de 2018

GRUPO N’GOLO É REFERÊNCIA CULTURAL EM GRAVATÁ

    Foto: Nill W


A Capoeira é uma manifestação cultural brasileira que abrange esporte, cultura, dança e música, e tem sido difundida por diversas pessoas nos últimos anos em nosso país. Vista como uma luta que envolve bastante gingado e ritmo, essa modalidade surgiu como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África no período colonial.  Comumente praticada em locais perto das senzalas, a Capoeira tinha como função principal manter viva a cultura de raiz africana, amenizar o estresse do trabalho pesado e colaborar para melhorar a saúde física.
Outro destaque dado a essa luta a distinguindo de outras artes marciais é a sua musicalidade, pois nesse estilo há o envolvimento de instrumentos como berimbau e tambores, que dão o compasso para o movimento do corpo entre os lutadores.
Sobre a Capoeira em Pernambuco, o grande destaque é o Centro Cultural Arte e Luta N’Golo, situado em Gravatá, no Agreste. O centro é uma instituição sem fins lucrativos formada juridicamente, que tem como objetivo o ensino e a disseminação da capoeira como prática desportiva, cultural e educativa. Seu corpo docente é constituído por profissionais habilitados no ramo que visam a formação de novos faixas.
Em Gravatá, a ramificação do grupo, que se espalha por Minas Gerais, Brasilia, Maranhão, Goiás e Rio de Janeiro, é comandada pelo Mestre Muriçoca, o qual teve seu primeiro contato com a luta quando ainda tinha 13 anos de idade.  Desde jovem, o mestre dedica o tempo de sua vida para ensinar Capoeira aos jovens gravataenses da periferia.
“Esse trabalho tem sido de extrema importância para a nossa cidade, uma vez que pessoas que não tinha contato com os esportes estão aprendendo a valorizar o valor da nossa cultura, do nosso desporto. É muito gratificante formar lutadores sérios e éticos aqui em nossa instituição, os livrando dos caminhos errados que a vida pode oferecer”, diz o instrutor Ailton Muriçoca.
Atualmente, o grupo atende cerca de 450 alunos na cidade, incluindo moradores da zona rural. Além disso, o mestre promove encontros locais, regionais e nacionais, visando encontrar talentos dentro da modalidade. “Temos grandes talentos dentro da Capoeira, mas antes de se destacar no aprendizado da parte física, um grande atleta é feito pelo seu caráter, já que a luta também requer seriedade e muito compromisso”, garante o professor.  
Grupo N’Golo no Brasil foi fundado em novembro de 1987, na cidade Guará em Brasília. De lá pra cá, muitas pessoas foram beneficiadas pelo projeto, que só vem crescendo. “Estamos em vários estados e pretendemos chegar a locais que ainda não são atendidos por essa luta que traz inclusão social”, afirma Muriçoca.

Por: Nill Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário