segunda-feira, 18 de julho de 2022

PERNAMBUCO TEM ESPERANÇA


 Indo direto ao ponto, não é supressa alguma que uma das grandes carências no dia a dia do brasileiro é o nosso sistema de  saúde, isso em todo o país, mas no nordeste esta lacuna acredito ser mais gritante e penosa. A desnutrição e fome sempre matou o nordestino, mas a falta de atenção e cuidado sabemos que mata muito mais. E quando falamos do sertanejo, do homem do agreste aí o esquecimento é quase que absoluto por uma parte da classe politica. Mas enquanto brasileiro não nos é permitido desistir nunca, felizmente uma luz surge no fundo do túnel. Nesta matéria trazemos uma informação que poderá mudar a realidade do interior do nosso Estado.

“Pernambuco possui uma das mais desiguais distribuições de serviços médicos do País. Enquanto na Região Metropolitana do Recife há uma proporção de 1.460 habitantes por médico, no interior do Estado essa relação é de 3.768 pessoas por médico. É por isso que a população pernambucana é obrigada a viajar centenas de quilômetros para conseguir atendimento no Grande Recife, superlotando os hospitais da capital.

Para mudar essa realidade, a pré-candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes, está propondo a criação do Mais Médicos Pernambuco, um sistema de financiamento voltado aos estudantes que desejam estudar medicina mas não têm condições de pagar uma instituição de ensino privada. A condição para participar do programa é que o estudante concorde em prestar serviços por três anos no interior, após a conclusão do curso.

A proposta vem aliada ao compromisso de ampliar o número de leitos no interior do Estado, recuperar os hospitais regionais e ampliar o número de UPAs e UPAEs no interior e reequipar as UPAEs, para que elas cumpram seu papel de, além de consultas, realizar os exames necessários às especialidades médicas.

“É um absurdo uma pessoa ter que se deslocar centenas de quilômetros para ter atendimento, realizar um exame ou fazer um tratamento. No meu governo, vamos ter como prioridade a ampliação dos serviços de saúde no interior. É um compromisso. Não precisamos de um novo hospital na Região Metropolitana, precisamos reforçar o atendimento no interior, destacou Marília”.

Fonte: blog Antônio Assis 

Por: Jota Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário