quarta-feira, 24 de maio de 2023

SAÚDE E MOVIMENTO: EM PARATIBE

Indo direto ao ponto, saúde em movimento é o que podemos observar nesse grupo de pessoas da melhor idade, que se encontram durante a semana no Clube Municipal de Paratibe. Lutando contra as adversidades do tempo, um grupo muito animado, faz caminhada, exercícios aeróbicos, além do exercício da boa convivência, sendo o ponto alto dos encontros. https://www.youtube.com/watch?v=AvIamJTHVeM&t=1s

A tia Jane fala da necessidade de fazer exercício e convida quem ainda não está participando das atividades: “Não Deixe pra fazer exercício quando estiver mais idoso, comece agora, vamos comer doce beleza, vamos comer doce, mas vão fazer exercício, porque exercício cuidar da saúde, você pode fazer de tudo um pouco, tia Jane tem 51 anos, tia Jane corre 7 km, tia Jane bebe um pouco de vez em quando, tia Jane faz todo o serviço de casa, tia Jane namora, enfim, tia Jane é uma pessoa como qualquer uma outra, mais a intenção de tia Jane, é propagar a saúde e ter comunhão e amor, porque eu adoro o amor, eu adoro sorriu, eu adoro brincar, eu adoro trazer felicidade pra todo mundo.  Então pessoal quem quiser caminha, quem quiser sorrir, quem quiser participar venha para o clube de Paratibe, porque é tudo de bom acordar e sorrir, e jogar amor pro mundo é a melhor parte da sua vida”.


 

O exercício e o bom convívio, traz inúmeros benefícios, tanto para o corpo como para o bem-estar pessoal. Já estar comprovado que o ser humano, busca a felicidade plena entre o corpo e alma. Isso indefere da idade, posição social ou sexo, em todos os tempos essa questão, sempre pontuou a existência do homem. A Márcia conta como sua vida mudou desde a sua chegada ao movimento: “Cheguei aqui vai fazer dois anos em novembro, eu tava pesando dezessete quilos a mais, tipo assim, a qualidade de vida era péssima né, porque eu andava um pouquinho já me cansava, aí eu decidir que aquele corpo, não era meu, né. Aí eu decidir vim pra cá, aí com menos de sete meses, eu já tinha perdido mais de três quilos, faço todos os dias cinco quilômetros, tem dia que dá um tempinho mais, aí eu dou seis quilômetros, mas normalmente é cinco quilômetros, fiz reeducação alimentar também, aqui acabei conhecendo várias pessoas, Xande, João, todos os dias eles estão aqui,  a gente que vem de baixo de chuva pra caminhar, é um vício que se tornou um beneficio pra saúde da gente. E acaba fazendo amizade também, a gente comemora aniversário de alguém, dia das mulheres, também café da manhã, dias das mães, natal, carnaval também”.


 

Os novos tempos, trouxe uma doença que tem atingido muita gente, muitas vezes com danos irreparáveis, que se chama depressão. Ela é uma doença que causa muitas outras, depressão consegue produzir da loucura ao um terrível câncer. E ações como o saúde em movimento, tem o potencial de recuperação para muita gente. A Nailza conta o quanto é importante a frequência nas atividades:  Nossa, é muito Importante, é muito Importante não só pra mim, como para todas as pessoas que frequentam este local, aqui é muito Importante, além trazer vários benefício para nossa saúde tanto mental como físico, isso é muito importando para gente, conheço várias pessoas inclusive eu, que saiu de uma pressão por conta dos exercícios, nossos professores são dedicados conosco, com as pessoas que moram sozinhas e muito e deprimida. Isso aí ajudou muito, ajuda e continua ajudando.

Nunca é tarde para recomeçar, enquanto há vida e vontade, sempre haverá oportunidade de fazer o melhor para o próprio corpo. A senhora Vilma Lúcia é um exemplo de vitalidade, que aos seus setenta e sete anos, ainda cultiva os hábitos da juventude: 77 graças a Deus, venho há muitos anos, eu fiz física no ginásio, pratiquei muita física e continua até hoje graças a Deus adeus.

O projeto Saúde e Movimento vêm transformando a vida dessas pessoas em todos os aspectos. Aproximadamente de 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas a cada ano, subindo essa proporção para 32% a 42% para as pessoas com mais de 70 anos. A frequência das quedas aumenta com a idade e o nível de fragilidade. O professor Lamartine fala do trabalho realizado com o grupo: Aqui a gente trabalhar, coordenação motora de fuça, resistência muscular resistência cardiorrespiratória coordenação eu cobro muito delas, é bom trabalhar o equilíbrio para evitarem cair no meio da rua e ficarem mais, ter forças nas pernas pra ir na feira sozinhas. Uma coisa muito importante nessa idade é independência, elas poderem  fazer atividade delas independente sem precisar de ninguém, é uma coisa que eu cobro e  tenho uma receptividade boa dela. Elas sempre me dizem que tem melhorado, professor tô subindo escada que não subia antes, tô podendo fazer minhas coisas, isso aí pra mim vale muito.  E em relação ao social, elas estão interagindo, conversando, faço às vezes brincadeiras, hoje mesmo a gente trabalhou a parte de flexibilidade, outro dia força, varia de atividade.


 

É importante o envolvimento de toda a comunidade, o Clube Municipal de Paratibe está aberto a todos, sendo o melhor espaço para a prática de atividades de esporte e lazer do bairro.

Fotos: Jota Santos

Reportagem: Jota Santos


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário