A proposta é preparar os participantes para atuar
em áreas estratégicas da cibersegurança como testes de invasão (pentest),
engenharia social, criação de malware, ataques Man-in-the-Middle e análise de
vulnerabilidades, utilizando ferramentas como Kali Linux, Medusa e Python em
ambientes virtualizados. “O conhecimento em cibersegurança é uma necessidade
para os dias atuais. O bootcamp é uma forma de democratizar o acesso à formação
de ponta, capacitando novos talentos para proteger o ecossistema digital brasileiro”,
afirma Márcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e
Universia do Santander no Brasil.
Voltado para profissionais de tecnologia com
conhecimentos básicos em Python, o bootcamp se destaca por sua abordagem
prática e investigativa. Ao longo da jornada, os participantes poderão
desenvolver projetos reais, simulando cenários de ataque e defesa, alinhados
com as exigências do mercado de trabalho.
“Esse bootcamp marca a parceria de sucesso entre a
DIO e o Santander Brasil. Com 10 mil bolsas de estudo 100% gratuitas, este
programa é o resultado do compromisso dessas duas instituições em capacitar
indivíduos interessados na interseção entre tecnologia e cibersegurança",
comenta Iglá Generoso, CEO da DIO. Ao final da trilha, os alunos estarão aptos
a identificar e explorar vulnerabilidades, automatizar testes de segurança e
atuar em times especializados ou como consultores de segurança cibernética.
356 bilhões de tentativas de ciberataques no
Brasil
O lançamento do programa acontece em um momento
que o Brasil registrou cerca de 356 bilhões de tentativas de ataques
cibernéticos em 2024, segundo dados do FortiGuard Labs, laboratório de
inteligência de ameaças da Fortinet. O setor financeiro brasileiro sofreu uma
média de 1.752 ataques semanais por organização entre setembro de 2024 e
fevereiro de 2025.
Como medida de prevenção a fraudes e golpes, o
Banco possui camadas de proteção como o ID Santander, solução de autenticação
em duas etapas robustas e a Biometria Facial, tecnologia que utiliza
inteligência artificial e algoritmos para confirmar a identidade do cliente,
além de outras camadas como senhas, alidações comportamentais, entre outras. O
objetivo é garantir a segurança e autenticidade das operações realizadas pelos
clientes.
Foto: Divulgação
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