quinta-feira, 3 de agosto de 2023

PAULISTA PROMOVE I FÓRUM SOBRE DOENÇA FALCIFORME NO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde do Paulista, realiza nesta quinta-feira (03.08), das 9h ao meio-dia, o I Fórum sobre Doença Falciforme do Município. O tema do encontro será: Contemporaneidade da Doença Falciforme em Pessoas Vivendo e Convivendo, uma Abordagem Multidisciplinar.  As atividades  ocorrerão, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I.

Participarão profissionais que lidam diretamente com os pacientes diagnosticados com a doença. O público alvo é formado por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos e assistentes sociais.

A iniciativa é da Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde. A organização do evento conta também com o suporte das coordenações da População Negra, Criança e do Programa Saúde na Escola.

A DOENÇA:

A doença falciforme (DF) é a doença genética e hereditária mais predominante no Brasil e no mundo. Caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).

Estas células são arredondadas, e nas pessoas com DF, em condições adversas (frio, desidratação, estresse etc.), assumem um formato de foice, o que dificulta a circulação e a chegada do oxigênio aos tecidos, desencadeando uma série de sinais e sintomas como dor crônica, infecções e icterícia.

Por ser de origem africana, a doença falciforme é mais prevalente (mas não exclusiva) em pretos e pardos (negros), sendo de alta relevância epidemiológica. Estima-se que no Brasil existam cerca de 60 mil pessoas com DF.

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura do Paulista

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário