A Prefeitura do Paulista ampliou o uso da
plataforma digital Aprova em trâmites burocráticos do município. O sistema
busca automatizar 100% dos processos administrativos da cidade, substituindo os
papéis pela plataforma eletrônica, representando um avanço significativo na
agilidade, transparência e controle de documentos públicos. O lançamento dos
novos serviços aconteceu nesta quinta-feira (10), no auditório do Centro
Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no Centro.
No encontro, foram apresentados para os servidores
de toda prefeitura os novos serviços que
serão automatizados pela plataforma, entre eles todos os ofícios será tramitado
de forma 100% digital.
Para o secretário executivo de Ciência e
Tecnologia, Thiago Andrade, a iniciativa representa uma verdadeira
transformação na gestão pública do município. “Queremos evitar as tulhas de
papéis que ficavam acumuladas, perdidas, dificultando a vida do servidor e da
população. A ideia é zerar esse uso. Queremos entregar um serviço mais célere e
uma cidade mais sustentável”, explicou.
Com a implantação do serviço, Paulista se junta
aos mais de 120 municípios brasileiros que utilizam a Aprova para tornar os
serviços públicos mais eficientes. De acordo com a consultora de implantação da
Aprova, Natacha Santoni, o trabalho de integração com a prefeitura teve início
em janeiro deste ano e que a adesão total dos serviços está em fase final.
“Conseguimos agora englobar todas as secretarias.
O foco é eliminar qualquer trâmite que ainda dependa de papel. Isso gera
economia com insumos e deslocamentos, além de facilitar a vida do cidadão, que
poderá solicitar tudo diretamente de casa”, explicou.
Santoni também informou que a prefeitura passará
por um período de adaptação, durante o qual alguns processos funcionarão de
forma híbrida (digital e manual). No entanto, a meta é que, em breve, todos os
procedimentos sejam 100% digitais.
O secretário de Governo e Gabinete, Fabiano
Santos, também esteve presente no lançamento. “É gratificante ver o quanto
Paulista avançou. Quando iniciamos a gestão, praticamente nada era
informatizado. Implantar essa mudança foi um grande desafio, e fico muito feliz
em ver que conseguimos superar e fazer dar certo”, destacou.
Presente no evento, o vice-prefeito Felipe Andrade
parabenizou a equipe pelo avanço e reforçou o compromisso da gestão com a
modernização dos serviços. “Temos um governo que é humanizado, mas também
digitalizado. A digitalização é essencial para tornar os processos mais ágeis,
eficientes e transparentes. É um passo importante para termos um município
atualizado, mais próximo do cidadão e preparado para os desafios do futuro”,
afirmou.
Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e
fazer o cadastro gratuito em https://aprova.com.br/login. Em caso de dúvidas na
utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma,
que funciona em horário comercial.
Foto: Fabiano Alves
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