quarta-feira, 21 de setembro de 2022

ENFERMAGEM: DIA NACIONAL DE MANIFESTAÇÃO

Indo direto ao ponto, o setor de Enfermagem fará nessa quarta-feira (21) uma paralização por 24h em todo o país, para pressionar a implantação do piso salarial da enfermagem. A iniciativa faz parte das estratégias realizadas pelo Fórum para derrubar a liminar estabelecida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu, em 04/09, inicialmente por 60 dias, a implantação do piso salarial nacional dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e parteiras garantido pela Lei nº 14.434/2022, sancionada em 5 de agosto último. Entre os questionamentos feitos por Barroso para justificar a sua decisão está o de que seja apresentado o impacto que a medida traria para o sistema de saúde brasileiro.

É importante lembrarmos que o Brasil vive quatro anos de estagnação, com aumento do desemprego e a volta da inflação, disfarçada nesse momento com um reajuste eleitoreiro no auxílio Brasil de 600 reais, com a promessa de que esse valor permanecerá após as eleições, mas eles não sabem de onde vai sair os recursos. O mesmo acontece com o piso salarial da enfermagem, logicamente essa categoria merece e tem que ser muito bem remunerada, não há como negar a importância que tiveram na linha de frente no auge da pandemia da Covid 19 e continua tendo, não poucas as vezes que encontramos Hospitais sem médicos, mas eles estão lá, encarando as dificuldades, sem recursos e com os salários sempre defasados.

Mas não podemos esquecer que o país, não se resume aos grandes centros, como o eixo Rio- São Paulo e Minas. Uma pergunta se faz necessário que se responda, os pequenos Municípios terão suporte para honrar com esse aumento? Não é de se estranhar que o congresso aprove até passeio gratuito para a lua, em época de eleições. Nesse período para eles tudo é possível, mas quem vai pagar essa conta? A categoria está no papel dela em reivindicar os seus direitos, não há aqui nenhuma critica a uma gama de profissionais tão importantes. Mas sim a essa casta de políticos, que habilmente sabe “jogar pra galera”. 

Reportagem: Jota Santos

Foto: Imagem de Divulgação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário