terça-feira, 13 de setembro de 2022

MESTRE ZECA DO ROLETE: UM PATRIMÔNIO DE PERNAMBUCO

Indo direto ao ponto, a gestão do Prefeito Yves Ribeiro, presta uma homenagem em nome da Cidade do Paulista a um patrimônio vivo da cultura Pernambucana, o grande Mestre Zeca do Rolete.

José Galdino dos Santos, 79 anos, ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana (cana-de-açúcar cortada em rodelas, espetadas em palitos) nas portas de escolas da cidade de Olinda, onde nasceu. Zeca do Rolete exerce diversos ofícios, mas sempre esteve envolvido com as brincadeiras populares urbanas. 



Além de cantar e compor cocos, arte aprendida com o seu pai e avô; nos anos 1980, mobilizava crianças e jovens da sua vizinhança em torno de um pastoril, onde ele encenava a figura do véio.

Até hoje, nos seus shows, conta piadas, grita bordões e apresenta coreografias engraçadas, lembrando um velho de pastoril profano.

Há mais de 40 anos, fixou residência na Comunidade do Tururu, no bairro do Janga, em Paulista. Quase todos os meses, organiza, junto com sua família, uma sambada de coco no Tururu, onde recebe os amigos e canta os seus cocos.


Essa é mais uma homenagem a uma figura tão importante de nossa cultura, em nome do blog, DIRETO AO PONTO PE, o PAULISTA EM DESTAQUE e o Reporte Fotográfico Denílson Farias.

Reporte Fotográfico: Denílson Farias



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário