terça-feira, 20 de setembro de 2022

A IMPORTÂNCIA DO SETEMBRO AMARELO

Indo direto ao ponto, várias são as campanhas, que chama a atenção para a necessidade de nos prevenir de alguns males físicos e mentais. O Setembro Amarelo é uma dessas, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. Infelizmente o número de suicídios tem crescido muito, principalmente entre os jovens, a OMS estima que mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio a cada ano e que quase 77% de todos os suicídios globais ocorram em países de baixa e média renda. É a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos.

Evidente, não temos como fazer aqui, em tão poucas linhas, uma análise com o rigor que esse assunto merece, mas em linha gerais, podemos tentar ir ao âmago da questão. O ser humano precisa ser, cuidado e amado, é precioso saber que além da família, o Estado também tem essa obrigação. As campanhas de conscientização são importantíssimas, mas é preciso ter mecanismos de atuação mais efetiva na vida das pessoas e atemporais.

Sensível a essa questão, a gestão do prefeito Yves Ribeiro promove uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, e será realizada nessa terça-feira (20) uma palestra sobre saúde mental, na Escola Maria das Neves, que fica na Rua 47, em Jardim Paulista Baixo, com a presença psicólogos da rede municipal. É importante lembrar que a reestruturação que vem acontecendo no Município, tem fomentado vários espaços de convivência, o que é fundamental para tirar principalmente os jovens da ociosidade, pois o isolamento e a falta de perspectivas é um dos fatores que levam a depressão que, é um dos gatilhos do suicídio.

Fonte: Prefeitura do Paulista

Foto: Imagem de Divulgação

Reportagem: Jota Santos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário