segunda-feira, 19 de setembro de 2022

LIBEROU GERAL: A QUEM INTERESSA

Indo direto ao ponto, a partir dessa segunda-feira (19) o uso da máscara deixa de ser obrigatória, em escolas, transportes públicos e farmácias de Pernambuco. O decreto já foi publicado no Diário Oficial do Estado. O governo justificou a medida pela "manutenção sustentada de queda nos indicadores da doença, bem como o fim do período sazonal de ocorrência das doenças respiratórias" no Estado.

Essa é uma medida que, ao mesmo tempo, em que comemoramos, também nos preocupamos. Não vai aqui nenhuma teoria pessimista, a questão é simples, temos nas últimas 24h 12 mortes registradas, 73 é a média móvel. Nos últimos 14 dias, a média móvel de mortes está em -35% e indica tendência de queda. Quando olhamos esses números no papel, realmente parece pouco, mas mostra também que o vírus continua atuando, mesmo perdendo força.

Focando a realidade de Pernambuco, nos preocupa muito, quando vemos o transporte público, sucateado, com a maioria dos seus aparelhos de ar condicionado quando não quebrados, não funcionam como deveriam. Sempre com superlotação e os seus usuários sem máscaras, sabemos que o governo federal no início da pandemia fez uma terrível campanha antivacina, que infelizmente muitos brasileiros embarcaram, criando um exército de negacionistas. Então, podemos até perguntar, como sabermos quem é quem, dentro de um ônibus que mais parece uma lata de sardinha? Quem tomou vacina e quem não tomou?

O que nos parece temeroso é o “liberou geral”, se os números ainda mostram que estamos longe de erradicar a Covid 19. A quem interessa essa aparente “vencemos a pandemia?” São questionamentos que precisam ser feitos, talvez o DIRETO AO PONTO PE esteja sozinho nessa seara, mas é nosso papel alertar para a necessidade de cada pernambucano, avaliar o cenário em que está inserido, se ao sair para o trabalho vai com o seu próprio veículo ou de transporte público, se no seu bairro os seus vizinhos entenderam a necessidade de estarem vacinados. Decreto algum, substitui a coerência e o bom senso do cidadão.

Reportagem: Jota Santos

Foto: Imagem de Divulgação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário