domingo, 5 de fevereiro de 2023

GARIMPEIROS EM FUGA: AGORA É CADEIA AOS RESPONSÁVEIS

Indo direto ao ponto, após poluírem os rios, desmatarem as terras Yanomami, destruindo centenas de vidas, os garimpeiros estão fugindo. Precisamos observar esse cenário sobre dois aspectos: primeiro, as invasões predatórias, foram deliberadas com um propósito muito claro, de extermínio do que, aos olhos de quem permitiu e incentivou, atrapalhava o progresso de uma casta pequena de empresários que seriam beneficiados com a não existência das tribos indígenas. Segundo, os invasores foram usados como massa de manobra, muitos são trabalhadores que busca recursos para sobrevivência das suas famílias, não podemos jogar todos na mesma vala, mas, nós seres humanos ainda estamos no processo de evolução muito lenta, às vezes certas facilidades levam pessoas a ariscarem as suas vidas e a de outros, em busca do seu bem-estar. 

 

Independente de qualquer situação, é urgente que todos os garimpeiros sejam retirados das terras Yanomami. Mas ainda, que os patrocinadores e incentivadores pelas invasões, sejam responsabilizados e presos. É preciso se criar uma política de proteção ambiental, com regras duras de punição a quem desrespeitar a existência dos indígenas, dos quatro cantos da Amazônia. Não podemos descartar, também, que existe o garimpo legal, não predatório. Portanto, não podemos marginalizar toda a categoria. Porem, é necessário regras muito bem definidas, de respeito a toda a floresta e aos nativos.

O genocídio, implementado e muito bem pensado, ao povo indígena, seja ele Yanomami ou qualquer outro, não pode cair no esquecimento. É um dever de toda a sociedade brasileira cobrar providências severas por parte das autoridades. Precisamos parar de olhar para o indígena como se eles fossem um povo a parte, pois são tão brasileiros quanto nós, na verdade, são os verdadeiros proprietários dessas terras, que foram roubadas pelos invasores portugueses. Nós, os considerados “civilizados” somos os verdadeiros invasores das suas terras. Portanto, também, é urgente uma mudança de pensamento por parte de cada brasileiro.


Foto: Imagem de divulgação

Repórter: Jota Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário