quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

TERCEIRA IDADE: BEM NUTRIDA E SEM OBESIDADE

Indo direto ao ponto, é muito importante nos preocuparmos com o público da terceira idade, tanto como o infantil, são duas fases delicadíssimas da existência do ser humano. A obesidade e também a desnutrição, são problemas muito frequentes nessas faixas etárias. Mais especificamente nos detendo ao primeiro grupo, que sofre muitas vezes com impossibilidades físicas diversas, são necessárias orientações muito específicas. A gestão do prefeito Yves Ribeiro, promove ações educacionais para os Paulistenses da terceira idade. Acompanhemos agora o encontro que tratou da obesidade e desnutrição:

 

“A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, na manhã desta terça-feira (07/02), uma palestra sobre desnutrição e obesidade na terceira idade. A iniciativa foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro, no bairro do Janga. A palestra foi ministrada pela médica e coordenadora de Saúde do Idoso, Drialys Cruz, e pela nutricionista Bárbara Luz.

De acordo com informações da Superintendência de Políticas Estratégicas, o objetivo foi o de incentivar uma alimentação saudável, fortalecendo o vínculo entre profissionais e usuários, ampliando a rede de atenção à população idosa no município. Durante a ação, foi constatado pelos profissionais que vários idosos possuem quadros de desnutrição.

A obesidade pode ser compreendida como o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia, ou seja, quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Já a desnutrição, caracteriza-se como uma deficiência alimentar que pode ser definida como uma insuficiência em energia e nutrientes. Ela pode ser causada devido a uma alimentação inadequada, ou ainda, por problemas de saúde que impeçam a completa absorção dos nutrientes dos alimentos”.

Fonte: Prefeitura do Paulista

Foto: Imagem de divulgação

Repórter: Jota Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário