sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

CAFÉ COM CIÊNCIA: DISCUTIU A FIBROMIALGIA

Indo direto ao ponto, a ciência tem contribuído muito para o melhoramento da qualidade de vida da humanidade, poderíamos enumerar centenas de benefícios gerados pela ciência. Poderíamos começar pela própria expectativa de vida, considerando que a cinquenta anos atrás estava entre, 40 e 45 anos, graças a suas intervenções, com várias descobertas para inúmeras doenças, hoje estar entre 70 e 75 e, no final deste século, a tendência é vivermos mais. Também nunca poderemos esquecer, que graças a ela, no período recorde de mais ou menos um ano, onde o planeta foi acometido e enfrentou a mais terrível praga que essa geração pode testemunhar, chamada covid 19, que exterminou milhões de vidas e, através de uma vacina, a ciência estar nos salvando desse vírus da morte. É mais que louvável a ação da gestão do prefeito Yves Ribeiro, junto com a sua Secretaria de Saúde em ter promovido mais uma edição do “Café com Ciência” onde foi abordado um tema importantíssimo: “Fibromialgia.” Doença que limita a vida de tanta gente e, graças a Deus, a ciência tem se debruçado incansavelmente em busca da cura. Acompanhemos agora como foi o encontro:

 

Evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde do município

“Com o tema “Fibromialgia: Os desafios de uma doença invisível”, profissionais da Atenção Básica de Saúde do Paulista participaram, na manhã desta quinta-feira (26/01), de mais uma edição do Café Com Ciência. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde do município, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura e causa uma dor generalizada nas articulações, assim como no corpo inteiro. Organizado pela Superintendência de Políticas Estratégicas, o evento teve a apresentação de palestras sobre o que é a fibromialgia, quais os sintomas, diagnóstico, tratamento e informações sobre os pontos de dor. O encontro contou ainda com depoimentos de duas convidadas e terminou com um café da manhã para os presentes.

De acordo com os especialistas, os sintomas para esta doença são: dor, fadiga (cansaço), sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão, alterações intestinais e sensibilidade ao toque. O diagnóstico é clínico, ou seja, é realizado por meio da história dos sintomas e do exame físico por médico reumatologista.


“Para mim, o momento de mais dificuldade foi conscientizar as pessoas, pois é muito fácil dizer: ‘Besteira. Isso aí é uma dorzinha’. E não é. Uma hora você sente todos os teus dentes doerem. É uma dor perturbadora, que tira a pessoa do sério. Muitas pessoas ficam em suas casas, com depressão, porque não tem apoio nem no trabalho, nem em casa. Para mim, o essencial do tratamento é o apoio psicológico, e o cuidado da família”, disse a usuária Maria da Conceição Medeiros de Lima Santos.

De acordo com a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Jakeline Morais, esse é um projeto com o intuito de levar conhecimento à população e aos profissionais de saúde do município.

“Nesta edição do Café com Ciência, no qual estamos falando sobre a fibromialgia, contamos com a presença do público em geral e de profissionais, como fisioterapeuta e educador físico, dando a palestras, e ainda com duas convidadas que são usuárias do SUS, com fibromialgia, dando seus relatos de como é viver com essa dor invisível”, explicou Jakeline Morais.

No tratamento, geralmente são utilizados medicamentos antidepressivos, antiinflamatórios, relaxantes musculares prescritos pelo médico, terapia cognitivo comportamental, acupressão e acupuntura, métodos para alívio de estresse, massagem leve e técnicas de relaxamento”.

Fonte: Prefeitura do Paulista

Foto: Danilo Brito

Repórter: Jota Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário