quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

RAQUEL LYRA: ENXUGANDO A MÁQUINA

Indo direto ao ponto, o ano de 2023, é o início das novas administrações, dos governos, Federal e Estadual, depois de quatro anos turbulentos que passou o país. Precisamos entender, a maquina pública está desmantelada, tanto a Federal quantos as Estaduais. Aqui em Pernambuco temos um caso clássico do inchaço da máquina, com obras inacabadas e outras que precisam ser iniciadas com urgência. Infelizmente é impossível organizá-la sem cortar na carne. Agora a nova gestão, no comando da governadora Raquel Lyra, enfrenta uma situação em que tem que tomar decisões impopulares, que geraram crítica e protestos tanto da oposição quanto dos servidores públicos. É preciso uma compreensão mais ampla da necessidade de se organizar o Estado, pois não se faz omelete sem quebrar os ovos. Portanto, toda a mudança traz alguns desconfortos.

 

“A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou a suspensão de cessões de servidores e a exoneração de cargos comissionados. A medida visa a reorganização da máquina estadual com o intuito de possibilitar maior eficiência na entrega dos serviços públicos à população.

A decisão afeta todos os servidores comissionados da administração direta, autarquias e fundações e também, no caso dos servidores efetivos, a dispensa do exercício de funções gratificadas de supervisão, apoio e assessoramento.

Alem disso, também foram revogadas todas as cessões de servidores e a concessão das licenças para trato de interesse particular. A decisão, publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial do Estado, ainda determina o retorno ao trabalho presencial para todos os servidores da administração estadual até a regulamentação, via decreto, do trabalho remoto.

O decreto estipula exceções em relação aos serviços essenciais, como ocupantes de cargos de direção nos hospitais, presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), gerentes regionais de educação e saúde, gestores de segurança, chefes das unidades prisionais e coordenadores de centros socioeducativos. Também está assegurada a manutenção dos cargos das servidoras gestantes e em gozo de licença-maternidade”.

Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Foto: Imagem de divulgação

Repórter: Jota Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário