quarta-feira, 23 de novembro de 2022

CAMINHADA EM PAULISTA: CONTRA A VIOLÊNCIA RELIGIOSA

Indo direto ao ponto, um relatório da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), intitulado Respeite o meu Terreiro, mostra que, 91,76% dos filhos e filhas de santos relataram situações vividas aos líderes religiosos, de algum tipo de violência motivada por racismo religioso. Evidentemente esse processo passa pela deficiência no nosso sistema educacional, mas não podemos ficar esperando mudanças radicais nesse sistema. São muito importantes ações institucionais para combater essa discriminação e essa violência contra as religiões de matizes africanas. E o movimento, ter uma cidade com a importância e porte que tem Paulista, na Região Metropolitana, é muito significativo para a comunidade afra brasileira. E o evento tem como tema: Violência não Combina com Fé.

"O município do Paulista sedia, nesta sexta-feira (25.11), a Caminhada de Terreiros Omulu (Orixá da Saúde). Para este ano, o evento traz como tema: Violência não Combina com Fé. A ação pretende ecoar os casos de intolerância praticados contra os adeptos de matriz afro-indígena. A concentração será, às 15h, na Praça João Pessoa, de onde os fiéis seguirão até a Praça João XXIII, ambas na área central da cidade.

No local, o grupo fará apresentação de gira de Jurema, danças e entoará cânticos religiosos, a partir das 18h. A programação reunirá membros do candomblé, umbanda e jurema. O evento foi criado, em 2008. A coordenação é da Marcha de Oxalá e da Caminhada de Terreiros".

Fonte: Prefeitura do Paulista

Foto: Imagem de Divulgação

Repórter: Jota Santos


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário