sexta-feira, 25 de novembro de 2022

PAULISTA DIZ: NÃO AO RACISMO

Indo direto ao ponto, a cidade do Paulista, através da gestão do prefeito Yves Ribeiro, promoverá momentos de conscientização e inclusão nesta sexta-feira (25), tomando como premissa o dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Essa ação é muito importante, diante ainda da falta de entendimento do que é o racismo estrutural, que infelizmente atua com muita força na nossa sociedade, são iniciativas como essa que vai gradualmente diluindo esse câncer que corrói a nossa história. Atividades acontecerão na Praça João Pessoa, na área central da cidade.

 

“Em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, a Prefeitura   do Paulista irá realizar uma ação integrada, que tem o objetivo de levar serviços gratuitos à população. As atividades acontecerão nesta sexta-feira (25/11), das 9h às 16h, na Praça João Pessoa, no Centro. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal, representada pelas secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Saúde e de Educação; o Conselho Municipal de Política de Promoção à Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR/Paulista), juntamente com a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Paulista. 

“A ação tem como objetivo engajar o público presente e reforçar a importância do enfrentamento às diversas formas de racismo, a valorização da cultura afro-brasileira e a construção de políticas públicas para a população negra, que é maioria no município do Paulista”, explicou a vice-presidente do Conselho de Igualdade Racial, Nathália Bringel.  

Consciência Negra 

A data de 20 de novembro recorda o dia em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, foi assassinado, no ano de 1695.  Durante sua vida, ele lutou contra a escravidão, pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.  

“Esse dia também é uma data de luta e resistência para todos e todas que combatem o racismo e almejam a formação de uma sociedade mais justa, mostrando a força daqueles que resistiram e resistem até hoje para seu reconhecimento, conquistas e consciência de lutas, derrotas e vitória em forma de liberdade”, concluiu Nathália Bringel.  

Confira as atividades e serviços que serão ofertados durante a ação: 

Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos 

Cadastro de crianças com autismo (além das documentações solicitadas anteriormente, faz-se necessário laudo e foto 3x4 da criança);

Cartão Vem Livre Acesso;

Inclusão e atualização do Cadastro Único;

Programa Auxílio Brasil;

Encaminhamento para solicitação de segunda via certidão de nascimento,casamento e óbito;

Criança Feliz;

Serviço de Convivência;

Cadastramento das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana e Afro-indígena;

Orientação sobre o enfrentamento ao racismo.

Documentos necessários: Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de nascimento, Título de Eleitor, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade (de 6 a 17 anos).

 

Secretaria de Saúde

 

Aferição de pressão arterial e glicose;

Cotas Oftalmológicas;

Emissão do Cartão SUS;

IMC – Avaliação Física;

Peso Auxilio Brasil;

Testagem e orientações sobre IST/Aids e distribuição de preservativo;

Vacina Covid-19 e Influenza;

Vitamina A.

Documentos necessários: Cartão SUS, Documento de Identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.

 

Secretaria de Educação

 

Roda de diálogo com a professora Suzana Queiroz, palestrando sobre o tema

“Novembro Negro – Resistir para Existir”.

 

Comissão de Igualdade Racial – OAB Subseção Paulista

 

Palestra;

Orientações Jurídicas”.


Fonte: Prefeitura do Paulista

Foto: Imagem de Divulgação

Repórter: Jota Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário