quinta-feira, 17 de novembro de 2022

DIA D: VACINAR BEBÊS DE 6 MESES A 2 ANOS E COM COMORBIDADES

Indireto ao ponto, com o iminente perigo do retorno a pandemia, tendo em vista a nova variante que circula no nosso meio, com casos, já confirmado de contaminações, com internações e até óbito. A gestão do prefeito Yves Ribeiro, sempre alerta ao bem-estar da população, mobiliza a sua secretaria de saúde, para agilizar todos os meios para imunização, começando pelas crianças. Lembrando que o imunizante para crianças com comorbidades só pode ser aplicado mediante comprovação.

 

“No município de Paulista, crianças entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 3 anos) com comorbidades já começaram a ser vacinadas contra a Covid-19, nesta quarta-feira (16/11), em três unidade de Saúde: UBS São Pedro (Janga), USF Pau Amarelo, e Policlínica Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo. A partir desta quinta-feira (17/11) a vacinação passará a ser realizada em um polo fixo, no Paulista North Way Shopping, das 9h às 16h.  

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Paulista, Giuliene Cavalcanti, é preciso estar atento à documentação necessária, já que a vacina só está liberada para o grupo específico mediante a comprovação da comorbidade.  

“Reforçamos aos pais a documentação, RG do responsável, Certidão de Nascimento da criança, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. E não esquecer do laudo médico, porque só foi liberado para crianças de 6 meses a 2 anos (menores de 3 anos) com comorbidade”, enfatizou Giuliene Cavalcanti.  

As comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19 são as seguintes: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo.  

A lista também contempla doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças, neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down, e cirrose hepática.

 

Após a pactuação durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite, fica autorizada a vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o esquema abaixo: 

Dose 1 (D1) – Dose inicial; 

Dose 2 (D2) - três semanas de intervalo da D1; 

Dose 3 (D3) - oito semanas após a segunda dose. 

Informações relevantes 

•       É permitido a aplicação concomitante com outras vacinas; 

•      Não é permitido intercambialidade de vacina COVID-19. A série primária deverá ser realizada sempre com o mesmo imunizante.

Fonte: Prefeitura do Paulista

Foto: Imagem de Divulgação

Repórter: Jota Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário