domingo, 20 de novembro de 2022

CONSCIÊNCIA NEGRA: ESTEJA EM PAZ COM A SUA

Indo direto ao ponto, o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (AL), considerado o maior da América Latina e liderado por Zumbi dos Palmares, cujo falecimento em, 20 de novembro de 1659, dá origem ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo. Esse dia abre espaço para uma série de discussões, entre elas o racismo estrutural que existe em permanecer em nossa sociedade. Vamos entender um pouco o que é racismo estrutural, ele Trata-se de um processo histórico no qual as classes subordinadas são submetidas à opressão e à exploração das classes dominantes. O racismo estrutural está enraizado na estrutura social e orienta as relações institucionais, econômicas, culturais e políticas. Trocando em miúdo, é um resquício do período escravocrata que deu origem ao Brasil, de certa forma, as senzalas ainda não foram totalmente destruídas, elas estão nas periferias e nos vários guetos espelhados país afora.

Podemos afirmar que o racismo é uma questão quase cultural, mesmo o negro tendo conquistado mais espaço, em várias áreas, cinema, TV, música e até na política. Hoje ele já tem acesso às Universidades, mas ainda é visto por uma parte da sociedade como um pinto no meio dos gansos. Na nossa opinião essa visão, ajuda a perpetuar o racismo.

Hoje é um dia especialmente de reflexão, a sociedade precisa avaliar os seus conceitos, prós e contra. Além de rever a sua formação, independente da cor do indivíduo. O brasileiro, seja ele de descendência portuguesa, holandesa ao seja qual for, todos tem um pé na senzala. Para alguns, essa teoria é totalmente fora de cogitação, mas acreditamos, em algum momento, essa nação irá valorizar as suas verdadeiras raízes. Essa data, 19 de novembro é um bom momento para começarmos.

 

Foto: Imagem de Divulgação

Reportagem: Jota Santos


Um comentário: