domingo, 4 de dezembro de 2022

NÃO A VIOLÊNCIA: CONTRA AS MULHERES E MENINAS

Indo direto ao ponto, a violência contra as mulheres em todas as idades na nossa sociedade é quase cultural, ainda somos muitos machistas e nos achamos donos das mulheres como se fossem propriedades, com a diferença que as nossas propriedades de fato, cuidamos muito bem, se forem carros, casas ou terras temos o maior zelo e não admitimos nada que vem causar algum dano, a esses pertences. Mas quando se trata das mulheres, aí somos nós os primeiros a distratar, maltratar e deixar em segundo plano, como se só servissem as nossas necessidades básicas, momentâneas, portanto posso usar como um pano de chão, sempre em baixo dos meus pés. Infelizmente esse cenário de desrespeito ainda é muito comum e levam muitos lares a destruição e mulheres a morte. Não podemos banalizar e muito menos negligenciar essa realidade, que é, o dia a dia de muitas mulheres.  Essa Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas, não deve ser apenas um ato para a participação das mulheres, mas da sociedade como um todo, homens e mulheres conscientes, devem ir para a rua hoje, denunciar essa barbárie que ainda corrói muitas famílias.

“A Avenida Boa Viagem recebe neste domingo (4) a 5ª edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas. O objetivo da ação, realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, é sensibilizar a sociedade para a importância do combate e eliminação de todos os tipos de violência. A caminhada tem início às 9h, da Praça de Boa Viagem, e tem o Posto 7 como destino.

Dois trios elétricos irão acompanhar o percurso, com muita música e informação sobre o movimento. Eles serão comandados pelos artistas Almir Rouche, Bárbara Ayres, o sanfoneiro Ângelo Gabriel, Kelly Rosa e Cirlene Menezes. A organização pede que todos se vistam com o tom laranja, cor escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para criar uma visão simbólica de um mundo brilhante e positivo, o ideal de um mundo livre da violência contra mulheres e meninas.

Segundo a ONU, uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência sexual ou física ao logo da vida. Em Pernambuco, em média, 110 mulheres sofrem violência por dia. São cinco casos registrados a cada hora no estado, como mostra levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS) presente no dossiê "Violência contra as mulheres em Pernambuco". No mesmo estudo, observa-se que uma mulher foi assassinada a cada quatro dias e meio somente no primeiro semestre deste ano.

À frente do Comitê de Combate à Violência à Mulher, do Grupo Mulheres do Brasil em Pernambuco, Claudia Molinna enfatiza que é preciso a participação de todos nessa luta, "É que é não apenas de mulheres, mas de toda sociedade". Ela ressalta que não basta dizer que é contra a violência: "A gente precisa ter um posicionamento firme nesse assunto, entender do que se trata e da importância de falar sobre isso o tempo todo".

Fonte: Diário de Pernambuco 

Foto: Imagem de Divulgação

Repórter: Jota Santos


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário