quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

ALERTA: CUIDADOS AO GUARDAR OS SEUS MEDICAMENTOS

Indo direto ao ponto, se você costuma guardar os seus medicamentos, na bolsa, no carro, no banheiro, na prateleira ou em qualquer outro lugar inadequado, cuidado. Saiba que esses lugares podem alterar a fórmula dos produtos e até levar riscos para as crianças e animais de estimação. O direto ao ponto traz hoje algumas dicas e precauções, que muitas vezes passam despercebidas, mas que podem causar sérios danos. Conforme a docente do curso de farmácia da Wyden, Maria Caroline Barreto.

“Estejam atentos às instruções da embalagem e às bulas. Elas dão informações sobre o armazenamento ideal e a temperatura em que o medicamento deve ser mantido. Alguns podem ser armazenados em temperatura ambiente, ou, no caso dos medicamentos termolábeis, precisam ser refrigerados, entre 2ºC e 8ºC”.

O que não é indicado

Umidade: Não é indicado manter os medicamentos em banheiros ou cozinhas. Esses locais são os mais úmidos da casa. O ideal é guardá-los em locais mais secos.

Temperatura: Os remédios não devem ser guardados em locais com temperaturas extremas, mais quentes, como em cima ou perto da geladeira e fogão. É necessário que o remédio esteja numa temperatura entre 15 ºC e 30 ºC. O ideal é mantê-los em locais mais arejados.

Iluminação: É importante ter atenção à incidência de luz. Locais próximos às janelas devem ser evitados, já que ficam expostos à luz do sol boa parte do dia.

“Todos esses fatores podem levar à perda da estabilidade da composição dos medicamentos e, consequentemente, interferir na eficácia”, acrescenta Maria Carolina”.

Foto: Imagem de divulgação

Repórter: Jota Santos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário